– O paciente deve sempre relatar ao médico os medicamentos que faz uso, já que alguns deles podem causar alterações no resultado do exame;
– O exame não deve ser feito com jóias no pescoço, braços ou pulso;
– Para homens com muitos pelos no tórax, pode ser necessário cortá-los;
– Também não é recomendado praticar exercícios físicos momentos antes do exame, pois pode alterar o nível do batimento cardíaco.
Apesar de não haver contra-indicações, o resultado do exame pode não ser confiável em caso de pessoas que não conseguem ficar paradas, como por tremores ou Parkinson, por exemplo. De maneira geral, qualquer pessoa pode realizar o exame, incluindo gestantes ou lactantes.
Conhecida por diferentes nomes, como Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro, a Espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente e alguns casos não podem ser avaliados plenamente sem a
realização deste exame complementar. Alterações podem indicar doenças respiratórias como asma ou DPOC.
– Para investigar ou monitorar doenças respiratórias;
– Para acompanhar o estado de saúde pulmonar de trabalhadores em ambientes que possam comprometê-la;
– Para avaliar a capacidade pulmonar de atletas.
Na pandemia de covid-19, este exame também passou a ser requisitado para investigar possíveis sequelas pulmonares em pacientes que foram acometidos pela doença.
Com tecnologia de ponta e de fácil manuseio, hoje este equipamento pode ser operado por técnicos de enfermagem ou enfermeiros especializados, mas a recomendação é que os laudos somente sejam emitidos por médicos pneumologistas.
O laudo de espirometria tem que ser assinado por médico com CRM do Estado onde o exame foi executado”, destaca o médico Marcelo Gervilla Gregório, diretor de defesa profissional da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).
A seguir confira todas as informações necessárias para aplicação deste exame, desde as modalidades de espirometria, tipos de aparelho, situações em que é recomendado pedir este exame, como preparar o paciente, parâmetros a serem analisados e como a telemedicina tem revolucionado este serviço ao tornar médicos referência neste mercado acessíveis a clínicas e hospitais com escassez destes especialistas.